Cadastro

Os atalhos para as ações estão posicionados no topo e à direita da janela ou clicando com o botão direito no GRID.

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Ao iniciar uma inclusão ou edição, os botões [Salvar] e [Cancelar] serão habilitados. [Salvar] só estará disponível quando todos os campos obrigatórios tiverem sido digitados.

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Ao incluir ou editar, a janela de cadastro abrirá posicionada na aba principal “Dados Básicos”.

Abas

Dados básicos

COLABORADORES

O conceito de “colaborador” permite associar e agrupar um corretor, assistente, funcionário e fornecedor num único cadastro.

Todo corretor é um “colaborador”. Os campos a seguir são parte do cadastro de um “colaborador”.

Os campos “em vermelho” são obrigatórios.

– “Código” não é editável. Será gerado sequencialmente e automaticamente ao final da inclusão de cada novo colaborador.

“Nome” é obrigatório. Deve conter o nome completo de colaboradores PF ou a razão social de colaboradores PJ.

“Apelido” não é obrigatório. Será inicializado automaticamente com o 1º nome digitado no campo “Nome”. Há colaboradores que são mais conhecidos pelo apelido que poderá ser pesquisado posteriomente.

“Email” é obrigatório. Deve ser válido e acessível para que o e-mail enviado para cadastramento de senha seja recebido e permita que o colaborador habilite seu acesso ao SISWEB e/ou ao PDC. Caso necessário, é possível habilitar o campo “Não possui email”, o e-mail deixará de ser obrigatório e pode ser deixado “em branco”. É comum que corretores PJ não tenham um e-mail principal, que será deixado “em branco” e seus vendedores serão cadastrados na aba [Usuários], cada qual com seu e-mail e perfil de acesso.

“Pessoa” identifica se o colaborador é PF ou PJ e habilitará os respectivos campos complementares para cadastramento de PF (“CPF, RG, Sexo e Nascimento”) ou PJ (“CNPJ, Retenção, IR, CNAE, Simples e Responsável”). Um corretor não pode ser alterado de PF para PJ e vice-versa. Caso necessário, será necessário que seja feito um novo cadastro para que os históricos de cada cadastro sejam preservados.

“Retenção” é informativo e utilizado no relatório de “IRRF por Período”.

“IR” refere-se ao percentual (de imposto de renda) que será descontado do corretor nos relatórios de comissão.

“CNAE” (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) é obrigatório e apenas informativo. Tem a função de identificar se determinado corretor que está sendo cadastrado exerce uma atividade compatível com corretagem de seguros.

“Simples” refere-se à data a partir da qual o corretor aderiu ao “simples” e deixará de reter IR nos relatórios de comissão.

“Setores” não é obrigatório. Permite informar à quais setores o colaborador está associado e qual é o setor padrão (principal).

  • Colaboradores cadastrados no setor de “EXPEDIÇÃO” serão “portadores” válidos para seleção no cadastro de corretores e módulo de “Expedição”;
  • O setor “Administrativo” é utilizado no relatório de “Produtividade”;
  • Há ações controladas através de parâmetros que estão relacionadas com o setor do colaborador.

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“Acesso limite” e “Desbloqueios” não são obrigatórios e são complementares. A data de “Acesso limite” estabelece uma data limite até a qual o respectivo colaborador terá acesso ao SISWEB e/ou ao PDC. O campo “Desbloqueios” é informativo e será incrementado automaticamente a cada vez que a data de acesso limite for alterada, permitindo que se possa tomar alguma decisão administrativa restritiva/definitiva, principalmente quanto à utilização do PDC sem que o corretor esteja efetivamente produzindo.

“Perfis” é obrigatório. Permite habilitar quais serão as atividades às quais cada colaborador terá acesso no SISWEB e/ou PDC. Acesse o link http://sisweb.trindadetecnologia.com.br/perfil para definir quais acessos devem ser liberados de acordo com as funções e atividade desempenhadas por cada colaborador.

“Corretor, Assistente, Funcionário, Fornecedor” referem-se às classificações que um mesmo “colaborador” pode assumir simultaneamente. Ao habilitar cada um dos campos alguns campos específicos serão apresentados para digitação.
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“Ativo” permite inativar o acesso de um colaborador ao SISWEB e/ou PDC. Esta inativação não é definitiva e pode ser revertida a qualquer momento.

“Autoriza emails” permite habilitar o recebimento de emails relacionados ao envio automático de informativos cadastrados no PDC.

“Não possui email” está associado ao conteúdo do campo “Email” (acima).

“Não possui conta” é apenas informativo, não tem relação com contas cadastradas na aba [Contas] e permite sinalizar e alertar condições transitórias de corretores que informam que não dispõe de uma conta corrente em condições de receber pagamentos.

– “ Coordenador” permite habilitar um colaborador como coordenador comercial que possa ser associado a uma equipe com ou mais assistentes (gerentes). Um “coordenador” é um comissionável valido nas rotinas de comissionamento e geração de comissão. O “coordenador” pode, mediante configuração, gerenciar o cadastro, produções (propostas) e estudos (cotações) de todos os assistentes/supervisores e respectivos corretores que estejam em sua equipe, além de ser habilitado para receber comissão sobre as vendas dos corretores de sua equipe.

– “Origina produção” permite habilitar um colaborador para que seja selecionado como “Origem” ao cadastrar produções. Permite que um colaborador diferente do corretor comissionado na respectiva produção possa ser apontado e eventualmente premiado posteriormente.

“Recebe Notificação” permite habilitar o recebimento de notificações (e-mails e SMS) relacionadas ao módulo de “indicações”.

CORRETORES

“Assistente” é obrigatório. Refere-se ao colaborador responsável (ou gerente) comercial por uma equipe com um ou mais corretores. Deve ter sido previamente cadastrado/habilitado como “assistente” para que possa ser selecionado no cadastro de qualquer corretor. O “assistente” pode, mediante configuração, gerenciar o cadastro, produções (propostas) e estudos (cotações) de todos os corretores que estejam em sua equipe, além de ser habilitado para receber comissão sobre as vendas dos corretores de sua equipe.

“Comissão” e “Indicada” são obrigatórios. Referem-se às “grades de comissão” que determinam o comissionamento que será pago ao corretor para vendas que sejam de “esforço próprio” ou “indicação” respectivamente.

“Loja” é obrigatório. Refere-se à loja (matriz ou filiais) à qual cada colaborador está associado.

“Responsável” é pré-configurado como obrigatório e deve ser selecionado a partir de um usuário (colaborador) previamente cadastrado na guia [Usuários]. Sempre que for necessário enviar um e-mail para a respectiva corretora, a partir de uma indicação ou qualquer outro evento, o sistema utilizará o e-mail “principal” cadastrado para a corretora ou o e-mail do responsável.

“Portador” não é obrigatório. Permite associar qual é o colaborador (office boy – motorista ou motoboy) que atende a um corretor. Além de informativo, é utilizado como sugestão do portador “padrão” que costuma atender ao corretor em casos de entrega de material ou retirada de propostas, via módulo de expedição.

“Produção” é informativo e não editável. Será atualizado automaticamente de acordo com a periodicidade de entrega de produções de cada corretor. As classificações válidas são:

  • PP (Possível Produtor) – Sinaliza que o corretor acaba de ser incluído. Até que o corretor entregue uma primeira produção é necessário cadastrar uma data de “Acesso limite” para que tenha acesso ao PDC;
  • S (Saúde) – O corretor entregou uma ou mais produções nos últimos “n” meses e está automaticamente habilitado para acessar o PDC;
  • SX (Saúde Excluído), ZZ (Soneca) e ST (Stand By) – Sinalizam que o corretor está desabilitado para acessar o PDC porque “não” tem entregado produções nos últimos “n” meses.

A quantidade de meses relacionada à cada classificação é configurável. Segue abaixo o modelo de configuração padrão:

  • Um novo corretor é “PP”;
  • Se entregar produções (propostas) regularmente é classificado automaticamente como “S”;
  • Se deixar de entregar por “3” meses, passará a ser “SX”.
  • Se deixar de entregar por “6” meses, passará a ser “ZZ”.
  • Se deixar de entregar por “12” meses, passará a ser “ST”.

É possível habilitar o envio automático de e-mail alertando o assistente responsável sempre que houver mudança de status do respectivo corretor.

“ISS” não é obrigatório. Refere-se ao percentual do ISS (imposto sobre serviços) que será descontado do corretor nos relatório de comissão.

“Indicação” não é obrigatório. Permite indicar a data a partir da qual um corretor foi habilitado para receber indicações via PDC.

“Produção bloqueada” permite bloquear o cadastramento de novas produções para o respectivo corretor.- “Desconta Taxa” permite habilitar que a taxa de implantação de cada nova produção cadastrada seja descontada do corretor. Este desconto será gerado automaticamente e fará parte dos lançamentos que constam da aba [Débitos e Créditos].

“Gera Comissão da Primeira” permite modificar a condição de pagamento de comissão de primeira parcela de cada produção cadastrada. O padrão é “desabilitado” e contempla os corretores que retém e recebem no ato o pagamento da primeira parcela feito pelo segurado. Nestes casos, quando uma nova produção for incluída, a primeira parcela de comissão será baixada automaticamente e não será repassada para o corretor. Quando habilitado, a primeira parcela de comissão “não” será baixada automaticamente e ficará disponível para que seja baixada e repassada para o corretor.
Caso o perfil do colaborador que cadastra as produções seja igual ou superior ao perfil de “Supervisor de Produção”, esta condição poderá ser modificada diretamente no cadastro de cada produção.

“Bloqueia pagamento de comissão” e “Bloqueia Comissão Sem Nota” permitem bloquear o pagamento de comissões, que continuarão a ser geradas normalmente, mas serão sinalizadas como “bloqueadas” tanto no SISWEB quanto no PDC. Ficarão indisponíveis para pagamento até que cada comissão gerada seja desbloqueada “manualmente”..

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“Bloqueia pagamento de comissão” é de caráter irrestrito e uma vez habilitado bloqueará qualquer nova comissão gerada para o respectivo corretor. “Bloqueia Comissão Sem Nota” bloqueará novas comissões sempre que as “notas fiscais” de uma ou mais comissões registradas como pagas ainda não tenham sido enviadas e/ou registradas no SISWEB.

“Permite antecipação de comissão” habilita o corretor a receber antecipação de parcelas de comissão associadas às produções que estejam associadas ao respectivo corretor.

“Comissionáveis” permite habilitar quais serão os comissionáveis que receberão comissão além do corretor, que sempre será o 1º comissionável válido. A grade de comissionamento associada ao campo “Comissão” determinará a quantidade de comissionáveis adicionais. Selecione o colaborador e click no botão [+] para adicionar cada comissionável.

Exemplo: Numa grade de comissão “INTERNA” que paga comissão para o vendedor e para o assistente (gerente) da equipe, este colaborador (assistente) deve ser cadastrado como 2º comissionável.

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“Acordos de Comissão” permite associar acordos de comissão que um ou mais corretores tenham negociado para uma ou mais operadoras, modalidades e subprodutos.

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“Isenção de taxa adm por operadora” permite associar exceções na isenção de cobrança de taxa administrativa associadas a uma ou mais operadoras.

ASSISTENTES

“Coordenador” não é obrigatório. Permite associar quem é o coordenador ao qual o assistente (gerente) está subordinado.

FUNCIONÁRIOS

“Empresa” é obrigatório. Refere-se à empresa na qual o funcionário está registrado e deve ser previamente cadastrada.

“Cargo” é obrigatório. Refere-se ao cargo que o funcionário exerce na empresa e deve ser previamente cadastrado via [Administração] > [Cargos].

“C. Custo” é obrigatório. Está associado ao módulo financeiro.

“Admissão” é obrigatório. “Demissão, Registro, Salário, Vale, 13º” não são obrigatórios. Tem função apenas informativa.

FORNECEDORES

O cadastro de fornecedor não possui campos específicos.

NOTAS:

  • Caso algum dos campos ou ações não estejam disponíveis é reflexo de seu perfil de acesso. Entre em contato com o administrador do sistema
  • Produção = Proposta
  • PDC = Painel do Corretor

ATALHOS:

  • CTRL_N = [Incluir]
  • CTRL_E ou “duplo click” = [Editar]
  • DEL = [Deletar]
  • CTRL_S – [Salvar]

Endereços

A aba [Endereços] permite cadastrar um ou mais endereços de cada colaborador. Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de um novo endereço.

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“Classificação, Cep, Logradouro, nº, Bairro, Cidade, UF e Região” são obrigatórios.

“Classificação” permite diferenciar e cadastrar um ou mais endereços p/ um mesmo colaborador.

“CEP” pesquisa e preenche os respectivos campos automaticamente.

“Complemento e Referência” não são obrigatórios.

“Padrão” é informativo e permite indicar qual endereço será apresentado no GRID e listagens, relatórios e rotinas do SISWEB.

Para alterar um endereço, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Telefones

A aba [Telefones] permite cadastrar um ou mais telefones de cada colaborador. Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de um novo telefone.

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“Classificação, DDD, Telefone, Padrão e Contato” são obrigatórios.

“Classificação” permite diferenciar e cadastrar um ou mais telefones p/ um mesmo colaborador.

“Padrão e Contato” são informativos e permitem indicar qual telefone será apresentado no GRID e listagens, relatórios e rotinas do SISWEB.

Para alterar um telefone, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Documentos

A aba [Documentos] permite cadastrar documentos “extras” (exceto o CPF) associados a cada colaborador. Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de um novo documento.

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“Documento e Número” são obrigatórios.

Para alterar um documento, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Contas

A aba [Contas] permite cadastrar as contas bancárias associadas a cada colaborador. Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de uma nova conta.

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“Banco”, “Agência”, “Tipo”, “Conta”, “Titular”, “Documento” e Padrão” são obrigatórios.

“Padrão” permite indicar qual é a conta “principal” que será utilizada em listagens, relatórios e rotinas do SISWEB, principalmente nos processos relacionados ao pagamento de comissão para colaboradores (corretores e funcionários).

  • Parâmetros relacionados:
    • BloqueiaTitularDiferente_ContaBancaria;

Para alterar uma conta, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Usuários

A aba [Usuários] permite cadastrar colaboradores adicionais associados a cada corretor. Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de um novo usuário.

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“Nome, Email e Perfis” são obrigatórios.

“Email, Perfis, Ativo, Autoriza emails e Recebe notificação” são equivalentes e tem a mesma funcionalidade dos mesmos campos existentes na aba [Dados básicos] do respectivo colaborador.

  • Tutoriais relacionados:
    • Corretor > Cadastro (Responsável);

Para alterar um usuário, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Créditos e Débitos

A aba [Créditos e Débitos] permite lançar valores que serão creditados ou descontados dos corretores e serão processados através da rotina de “Comissão”. Os lançamentos gerados pelo SISWEB em diversas de suas rotinas também serão lançados automaticamente.

Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de um novo lançamento.

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– Ao iniciar o cadastro de um novo lançamento, alguns campos serão gerados/sugeridos automaticamente e poderão ser alterados.

“Código” não é editável. Será gerado sequencialmente e automaticamente ao final da inclusão de um novo lançamento.

“Operação” permite selecionar se o lançamento será a “Crédito” ou “Débito”.

“Classificação” é utilizado para padronizar a descrição de cada lançamento. Algumas classificações utilizadas nas rotinas do SISWEB são pré-definidas e novas classificações podem ser cadastradas através de [Administração] > [Tipo de Crédito/Débito].

“Baixa” é obrigatória e refere-se a data em que o lançamento foi baixado. Os lançamentos “baixados até” determinada data serão selecionados na rotina de comissão. Permite programar (antecipar ou postergar) quando cada lançamento será processado via comissão.

“Descrição” é obrigatório e permite detalhar o lançamento incluindo informações sobre o número da proposta, operadora/seguradora, produto, período e quaisquer outras informações pertinentes e que se queira documentar e informar para o corretor tenha acesso através dos relatórios de comissão.

“Bruto” refere-se ao valor bruto do lançamento. Operações de débito não permitem o lançamento de valor bruto, que deve ser “zerado”.

“Ret. IR” refere-se ao desconto por retenção de IR associado ao lançamento.

“Desp. Adm.” permite descontar o valor referente a despesa administrativa associada ao lançamento.

“Desc. IR / Taxa Adm.” é apenas informativo.

“Total” refere-se ao valor total líquido associado ao lançamento. O sinal positivo ou negativo será associado automaticamente a partir da seleção do campo “Operação”.

“Comissão” refere-se ao relatório de comissão no qual o lançamento foi processado e pago ou descontado do corretor. Não é editável e será gerado automaticamente via rotina de comissão.

“Inclusão” refere-se à data e horário de inclusão do lançamento. Não é editável e será gerada automaticamente na inclusão de um novo lançamento.

“Incluído por” refere-se ao colaborador responsável pela inclusão do lançamento. Não é editável e será gerado automaticamente na inclusão de um novo lançamento.

Para alterar um lançamento, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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Retenção Adm

A aba [RETENÇÃO ADM] permite configurar o percentual de retenção que será descontado como “taxa administrativa” de cada comissão gerada para o respectivo corretor. Cada percentual de retenção está associado a um período “de vigência”.
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Clique em qualquer coluna da linha onde há o símbolo [img08] para iniciar o cadastro de uma nova condição de retenção. Para editar uma retenção, clique diretamente na coluna que deseja editar.

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– Ao finalizar o cadastro de uma nova retenção, a data de término da retenção anterior será atualizada automaticamente.

– Um período em que não haja retenção deve ser cadastrado com valor de retenção “zerado”.

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