Grades

Cadastro

Para acessar selecione os menus [Comissão] > [Grades].

comissao-grades-imagem_1

As “grades de comissão” compõe a base do modelo utilizado para recebimento de comissão das seguradoras/operadoras e pagamento de comissão aos corretores, que também envolve a configuração de parâmetros e cadastramento de eventuais exceções.
O SISWEB exige o cadastramento de pelo menos uma grade de comissão a receber, que vem pré-instalada na instalação do SISWEB.

A nomenclatura das grades de comissão a pagar é aberta e deve ser definida de forma a classificar e agrupar os corretores em função da sua atividade junto à corretora. As grades podem contemplar corretores INTERNOS (SALÃO, CLT ou não), EXTERNOS (REPASSE, PF, PJ) entre outros casos específicos de cada corretora.

comissao-grades-imagem_2

Cada corretor cadastrado será associado a uma grade de comissão principal (padrão) e uma segunda grade relacionada às vendas cuja origem tenham ocorrido a partir de indicações.

  • Tutoriais relacionados:
    • Cadastro de Corretores.

comissao-grades-imagem_3

Ao incluir ou editar, o cadastro de grade é composto dos seguintes campos:

– “Código” não é editável. Será gerado sequencialmente e automaticamente ao final da inclusão de uma nova grade.

“Nome” é obrigatório. Deve conter o nome da grade que será utilizado para identificação e associação no cadastramento de corretores e comissionamentos.

“Centro de Custo” e “Conta” são obrigatórios. Devem ser pré-cadastrados e são utilizados para gerar lançamentos financeiros a cada comissão gerada. Na instalação do SISWEB são pré-cadastrados um centro de custo padrão denominado “Geral” e duas contas denominadas “Crédito” e “Débito” para que sejam utilizadas mesmo que o módulo financeiro não esteja sendo utilizado.

“Descrição” é obrigatório. Permite detalhar o perfil das comissões que serão associadas a cada grade.

“Qtd corretores” é obrigatório. Permite configurar quantos comissionáveis estão associados à grade. A condição mais comum e padrão é de 1 comissionável, que é o próprio corretor. O pagamento de comissão para uma equipe composta pelo corretor, seu respectivo assistente (gerente) e coordenador exigirá “3” comissionáveis.

“Total” não é obrigatório. Utilizado para classificar a grade como “A RECEBER”.

“Ativo” não é obrigatório. Permite inativar uma grade nos casos em que ainda haja corretores atrelados e não possa ser excluída.

“CLT” não é obrigatório. Nos casos em que há um departamento/responsável por gerar comissões para colaboradores que sejam CLT, é possível habilitar quais as grades que se enquadram no perfil para gerar “Comissão (Só CLT)”.

  • Tutoriais relacionados:
    • FAQ – Comissão (Só CLT).

Ações

Comissionamentos por Ordem

A ação [Comissionamentos por Ordem] permite centralizar o cadastramento de comissionamento a pagar e pode ser utilizada sempre que o comissionamento associado a uma grade que tenha mais que 1 (um) comissionável seja independente dos subprodutos.

Um comissionamento cadastrado para um subproduto prevalecerá sobre o comissionamento cadastrado no comissionamento por ordem. O cadastramento deve seguir o padrão utilizado para cadastramento de comissionamentos baseados em subprodutos.

  • Tutoriais relacionados:
    • Comissão > Comissionamentos

Isenção de Taxa Adm

A guia [RETENÇÃO ADM] do cadastro de cada corretor permite habilitar o percentual de retenção que será descontado como “taxa administrativa” de cada comissão gerada para o respectivo corretor.

  • Tutoriais relacionados:
    • Cadastro de Corretores > Retenção Adm.

A ação [Isenção de Taxa Adm por Modalidade] permite habilitar a isenção da retenção da taxa administrativa de uma ou mais modalidades relacionadas à comercialização de produtos para PF ou PJ e pode ser restrita apenas às comissões de 1ªs parcelas.

comissao-grades-isencao-taxa-adm-imagem_1

Quando utilizada, esta ação costuma ser combinada com a ação [Gerar Débito Taxa Adm].

  • Tutoriais relacionados:
    • Comissão > Grades > Gerar Débito Taxa Adm.

Gerar Débito Taxa Adm

A guia [RETENÇÃO ADM] do cadastro de cada corretor permite habilitar o percentual de retenção que será descontado como “taxa administrativa” de cada comissão gerada para o respectivo corretor.

  • Tutoriais relacionados:
    • Cadastro de Corretores > Retenção Adm.

Por padrão, a taxa administrativa é retida nos relatórios de comissão. A ação [Gerar Débito Taxa Adm] permite modificar este comportamento padrão e habilitar a retenção da taxa administrativa no cadastro de produção. A retenção será lançada como “Débito” contra o corretor relacionado à produção.

Esta condição é uma exceção e deve ser habilitada apenas nos casos em que a retenção administrativa ocorra desde a 1ª parcela e os corretores retém a comissão de 1ª, não sendo possível descontar via relatório de comissão.

A retenção será associada a uma ou mais modalidades relacionadas à comercialização de produtos para PF ou PJ e os percentuais podem ser diferentes.

comissao-grades-isencao-taxa-adm-imagem_1

Quando utilizada, esta ação costuma ser combinada com a ação [Isenção de Taxa Adm por Modalidade].

  • Tutoriais relacionados:
    • Comissão > Grades > Isenção de Taxa Adm por Modalidade.
Este artigo foi útil para você? Sim 3 Não